Os jogos competitivos, tem por finalidade o papel educacional, quando nos ensinam a lidar com a competitividade existente dentro de nós. Compreender a competição e as emoções relacionadas a ela num ambiente assistido, no espaço da aprendizagem, é uma oportunidade para que as crianças passem a lidar com a realidade do mundo competitivo de maneira mais serena e equilibrada. Afinal, a competição pode gerar diversos conflitos e emoções desagradáveis. Pode levar à comparação, frustração, ao sentimento de vitória ou de derrota, à exclusão, e as situações de aula, quando bem encaminhadas, podem contribuir para ajustar a percepção destes momentos à sua verdadeira dimensão íntima, visando o equilíbrio. No ambiente competitivo bem administrado também estão presentes a necessidade do respeito, a superação de limites e a amizade.(Extraído do livro "O Tao da Educação: A filosofia oriental na escola ocidental", de Luzia Mara Silva Lima, Ed. Ágora.)
Nº 1 - CABO DE GUERRA.
Divide-se as equipes sendo que cada duas equipes.O professor marca o meio da corda com um lenço e risca o chão, podendo utilizar cones, para que ambas as equipes mantenham a mesma distância do centro da corda. Ao sinal do professor as equipes deverão puxar a corda para seu lado. Marca um ponto quem conseguir fazer o lenço da corda chegar no espaço riscado no chão ou no cone do seu lado. Pode ser melhor de três, ou outra regra. Obs: É importante as equipes altenarem de lugar.
VARIAÇÃO: Pode também realizar o cabo de guerra humano.sem corda segurando as mãos e os demais segurando na cintura.
Nº 2 - BRIGA DE GALO.
Alunos em duplas, uma de frente para outra de cócoras, sem colocar os joelhos no chão e de mãos dadas. Ao sinal do professor, os alunos devem fazer força e ter equilíbrio para derrubar o oponente ou fazer com que o mesmo coloque os joelhos no chão(Muito utilizado na iniciação ao judô). O professor pode fazer essa atividade por pontuação ou por tempo, o professor marca 2 minutos e ao final desse tempo vence quem fizer mais pontos. Pode fazer com eliminatórias até sair o campeão.
Nº 3 - ESTAFETAS.
Formar grupos com quantidade igual de competidores, Podendo fazer corrida, passar bola por cima, por baixo, ou seja várias adaptações. Ganha o grupo que realizar primeiro a tarefa.
Nº 4 - CORRIDAS.
Realizar eliminatórias com corridas normais, corrida do carangueijo, corrida da aranha, corrida do saco, corrida em dupla, corrida do saci, e muito mais.(O professor pode utilizar sua criatividade.
Nº 1 - CABO DE GUERRA.
Divide-se as equipes sendo que cada duas equipes.O professor marca o meio da corda com um lenço e risca o chão, podendo utilizar cones, para que ambas as equipes mantenham a mesma distância do centro da corda. Ao sinal do professor as equipes deverão puxar a corda para seu lado. Marca um ponto quem conseguir fazer o lenço da corda chegar no espaço riscado no chão ou no cone do seu lado. Pode ser melhor de três, ou outra regra. Obs: É importante as equipes altenarem de lugar.
VARIAÇÃO: Pode também realizar o cabo de guerra humano.sem corda segurando as mãos e os demais segurando na cintura.
Nº 2 - BRIGA DE GALO.
Alunos em duplas, uma de frente para outra de cócoras, sem colocar os joelhos no chão e de mãos dadas. Ao sinal do professor, os alunos devem fazer força e ter equilíbrio para derrubar o oponente ou fazer com que o mesmo coloque os joelhos no chão(Muito utilizado na iniciação ao judô). O professor pode fazer essa atividade por pontuação ou por tempo, o professor marca 2 minutos e ao final desse tempo vence quem fizer mais pontos. Pode fazer com eliminatórias até sair o campeão.
Nº 3 - ESTAFETAS.
Formar grupos com quantidade igual de competidores, Podendo fazer corrida, passar bola por cima, por baixo, ou seja várias adaptações. Ganha o grupo que realizar primeiro a tarefa.
Nº 4 - CORRIDAS.
Realizar eliminatórias com corridas normais, corrida do carangueijo, corrida da aranha, corrida do saco, corrida em dupla, corrida do saci, e muito mais.(O professor pode utilizar sua criatividade.
Ah ! me ajudou muito !
ResponderExcluirObrigada e Parabéns !
Eu espero que você vai compartilhar esse tipo de conteúdo impressionantes novamente conosco para que possamos utilizá-lo e obter mais vantagem jogos de moto
ResponderExcluirola bom dia meu nome é Igor Martins, e vi que você tem o 3º dan no judo. É uma honra estar no seu blog.Pois sou faixa azul no judo, você poderia me dar algumas dicas?
ResponderExcluirpara min passar de faixa
ResponderExcluirClaro que sim
ExcluirIAE
ResponderExcluirlegal
ResponderExcluirEu aprendi muito com isso
ResponderExcluirBem massa👌👌👌👌👌👌
ResponderExcluir