segunda-feira, 7 de março de 2011

JOGOS COMPETITIVOS.

Os jogos competitivos, tem por finalidade o papel educacional, quando nos ensinam a lidar com a competitividade existente dentro de nós. Compreender a competição e as emoções relacionadas a ela num ambiente assistido, no espaço da aprendizagem, é uma oportunidade para que as crianças passem a lidar com a realidade do mundo competitivo de maneira mais serena e equilibrada. Afinal, a competição pode gerar diversos conflitos e emoções desagradáveis. Pode levar à comparação, frustração, ao sentimento de vitória ou de derrota, à exclusão, e as situações de aula, quando bem encaminhadas, podem contribuir para ajustar a percepção destes momentos à sua verdadeira dimensão íntima, visando o equilíbrio. No ambiente competitivo bem administrado também estão presentes a necessidade do respeito, a superação de limites e a amizade.(Extraído do livro "O Tao da Educação: A filosofia oriental na escola ocidental", de Luzia Mara Silva Lima, Ed. Ágora.)

Nº 1 - CABO DE GUERRA.
Divide-se as equipes sendo que cada duas equipes.O professor marca o meio da corda com um lenço e risca o chão, podendo utilizar cones, para que ambas as equipes mantenham a mesma distância do centro da corda. Ao sinal do professor as equipes deverão puxar a corda para seu lado. Marca um ponto quem conseguir fazer o lenço da corda chegar no espaço riscado no chão ou no cone do seu lado. Pode ser melhor de três, ou outra regra. Obs: É importante as equipes altenarem de lugar.
VARIAÇÃO: Pode também realizar o cabo de guerra humano.sem corda segurando as mãos e os demais segurando na cintura.

Nº 2 - BRIGA DE GALO.
Alunos em duplas, uma de frente para outra de cócoras, sem colocar os joelhos no chão e de mãos dadas. Ao sinal do professor, os alunos devem fazer força e ter equilíbrio para derrubar o oponente ou fazer com que o mesmo coloque os joelhos no chão(Muito utilizado na iniciação ao judô). O professor pode fazer essa atividade por pontuação ou por tempo, o professor marca 2 minutos e ao final desse tempo vence quem fizer mais pontos. Pode fazer com eliminatórias até sair o campeão.

Nº 3 - ESTAFETAS.
Formar grupos com quantidade igual de competidores, Podendo fazer corrida, passar bola por cima, por baixo, ou seja várias adaptações. Ganha o grupo que realizar primeiro a tarefa.

Nº 4 - CORRIDAS.
Realizar eliminatórias com corridas normais, corrida do carangueijo, corrida da aranha, corrida do saco, corrida em dupla, corrida do saci, e muito mais.(O professor pode utilizar sua criatividade.

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