quinta-feira, 10 de março de 2011

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS.

As tendências pedagógicas se faz necessário no âmbito escolar e originam-se de movimentos sociais e filosóficos, num dado momento histórico, que acabem por propiciar a união das práticas didático-pedagógicas, com os desejos e aspirações da sociedade levando em consideração a cultura local de forma a favorecer o conhecimento, sem contudo querer ser uma verdade única e absoluta. Seu conhecimento se reveste de especial importância para o professor que deseja construir sua prática, para que possa atingir seus objetivos com mais perfeição.

"Os fundamentos da Arte-Educação são os pensamentos construídos cotidianamente conforme as experiências vividas nas situações de ensino aprendizagem, são a teoria que sustenta nossa prática, são os princípios; os conhecimentos organizados que contribuem para - e porque não dizer, determinam - uma prática arte - educativa consciente e de qualidade." (Pessi, 1994.p.24).

Tecnicista - é uma proposta competitivista, com os conteúdos centrados primordialmente nos esportes, que objetiva a performance e o rendimento motor.

Crítico-superadora – acredita que a Ed. Física deve tratar os conteúdos como um conhecimento da cultura corporal de movimento (contextualização e resgate histórico). Levando em conta sua relevância social, atualidade e sua adequação às características dos alunos.

Psicomotricista – a atividade lúdica é utilizada como impulsionadora dos processos de desenvolvimento e aprendizagem. Trata das aprendizagens significativas, espontâneas e exploratórias da criança. Trabalha com os processos cognitivos, afetivos e psicomotores, buscando garantir a formação integral do aluno.

Construtivista - sua intenção é fazer com que o aluno construa o conhecimento a partir de sua interação com o mundo, respeitando seu universo cultural, explorando as diversas possibilidades educativas de atividades lúdicas espontâneas, propondo tarefas cada vez mais complexas e desafiadoras para construir o conhecimento.

Humanista – identidade e valor. O professor deve orientar a aprendizagem, tendo a responsabilidade de promover o crescimento pessoal dos alunos. Seu objetivo é contribuir na ampliação da consciência social e crítica dos alunos, visando sua participação ativa na prática social, através da aprendizagem significativa.

Aulas Abertas - considera a possibilidade de co-decisão no planejamento, objetivos, conteúdos e formas de transmissão e comunicação no ensino. Foi criada para que os professores pudessem desenvolver novos sentidos de aulas para os alunos, no que diz respeito ao jogo, movimento, esporte e prática docente.

Crítico-emancipatória - reflete sobre a possibilidade de ensinar os esportes pela sua transformação didático-pedagógica e de tornar o ensino escolar em uma educação para a competência crítica e emancipada. Orienta o ensino num processo de desconstrução no qual o aluno vê os esportes como sendo autoritários e domesticadores.

Desenvolvimentista – tem como objetivo oferecer aos alunos condições de desenvolver seu comportamento motor através da diversidade e complexidade de movimentos. Os conteúdos devem ser desenvolvidos segundo uma ordem de habilidades, do mais simples (habilidades básicas) para as habilidades específicas (mais complexas).

Educação Física Plural (cultural) - deve atingir todos os alunos, sem nenhum tipo de discriminação; partindo do pressuposto de que todos são diferentes. Deve abarcar todas as formas da chamada cultura corporal. Escolhem-se as atividades valorizadas culturalmente pelos alunos (atividades significativas).

Sistêmica - acredita que a Educação Física é um sistema aberto porque sofre influências da sociedade e ao mesmo tempo a influencia. Tem como fundamentos os princípios da não-exclusão e da diversidade de atividades, propondo à Educação Física a valorização de uma maior diversidade de vivências esportivas, atividades rítmicas e de expressão.

Aptidão Física (Saúde Renovada) – trabalha com aspectos práticos e conceitos, para proporcionar subsídios aos alunos, no sentido de tomarem decisões quanto à adoção de hábitos saudáveis de atividades físicas ao longo de toda vida. Tem como objetivo ensinar os conceitos básicos da relação entre atividade física, aptidão física e saúde. (RODRIGUES, 2008)

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