segunda-feira, 7 de março de 2011

TRABALHOS CIENTÍFICOS - ENAF 2010.

APRESENTAÇÃO DOS RESUMOS - BELO HORIZONTE - ENAF - 2010.



JUDÔ: A CONCEPÇÃO DE ALUNOS DO 2º SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Leandro de Azevedo

Pós-graduando em Educação Física Escolar - Instituto de Gestão Educacional Signorelli – IGES, Membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Física Escolar - NEPEFE – Petrópolis- RJ

E-mail: leandrojudofitness@yahoo.com.br

Luis Eduardo de Oliveira

Graduando no curso de Educação Física - Universidade Estácio de Sá – UNESA- Petrópolis- RJ

Samanta Azevedo do Vale

Graduanda no curso de Educação Física - Universidade Estácio de Sá – UNESA- Petrópolis- RJ

Eliana Garro Areias

Graduada no curso de Educação Física - Universidade Estácio de Sá – UNESA- Petrópolis- RJ

Ingrid Rodrigues

Graduada no curso de Educação Física - Universidade Estácio de Sá – UNESA- Petrópolis- RJ

Vanessa Ferreira da Silva

Pós-graduada em Educação Física Escolar - Universidade Estácio de Sá – UNESA- RJ, Membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Física Escolar - NEPEFE – Petrópolis- RJ

Introdução: A prática do judô vem despertando interesse não só pelo seu aspecto competitivo, mas, sobretudo pelos benefícios recreativo, afetivo-social, cognitivo e motor. Objetivo: Este estudo teve como objetivo analisar como os alunos do 2º segmento do ensino fundamental do Projeto de Judô do Colégio Anglicano de Araras, Petrópolis-RJ, observam o judô e que benefícios trazem a seus praticantes. Metodologia: A pesquisa caracterizou-se como descritiva. Participaram do estudo 21 alunos. O instrumento utilizado para coleta de dados foi o questionário composto de nove questões, tanto abertas como fechadas. A análise dos dados se deu através de porcentagem. Resultados: Com relação aos resultados, quando perguntados sobre o que mais gostam na aula de judô, tudo ficou em primeiro lugar (28,6%); já o que menos gostam, cair (42,8%). Praticar atividade física foi o escolhido sobre o que procuram no judô (38%). Os alunos declararam que as aulas de judô ficam mais prazerosas quando o professor trabalha o lúdico (57,1%). Em relação ao sentimento pelas aulas, a maioria dos alunos respondeu que ama (43%). Vêem como benefício que sentem nas aulas a melhora da saúde (57%) e como a maior importância nas aulas é aprender a se defender (43%). A maioria (85,7%) afirmou que o judô poderia fazer parte frequentemente das aulas de Educação Física. 100% dos alunos disseram que a maior contribuição do professor é na formação como cidadão e ele faz isso através da informação (47,6%). Conclusão: O judô é um esporte muito praticado nas escolas e sua importância foi percebida pelos alunos em relação à melhora na qualidade de vida, como atividade física e até mesmo na formação de seu caráter.

Palavras-chave: Judô, Educação Física, Formação.

JUDÔ: A CONCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Leandro de Azevedo

Pós-graduando em Educação Física Escolar - Instituto de Gestão Educacional Signorelli – IGES, Membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Física Escolar - NEPEFE – Petrópolis- RJ

E-mail: leandrojudofitness@yahoo.com.br

Luis Eduardo de Oliveira

Graduando no curso de Educação Física - Universidade Estácio de Sá – UNESA- Petrópolis- RJ

Samanta Azevedo do Vale

Graduanda no curso de Educação Física - Universidade Estácio de Sá – UNESA- Petrópolis- RJ

Eliana Garro Areias

Graduada no curso de Educação Física - Universidade Estácio de Sá – UNESA- Petrópolis- RJ

Ingrid Rodrigues

Graduada no curso de Educação Física - Universidade Estácio de Sá – UNESA- Petrópolis- RJ

Vanessa Ferreira da Silva

Pós-graduada em Educação Física Escolar - Universidade Estácio de Sá – UNESA- RJ, Membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Física Escolar - NEPEFE – Petrópolis- RJ

Introdução: A prática do judô vem despertando interesse não só pelo seu aspecto competitivo, mas, sobretudo pelos benefícios recreativo, afetivo-social, cognitivo e motor. Objetivo: Este estudo teve como objetivo analisar como os alunos do Ensino Médio do Projeto de Judô do Colégio Estadual Cardoso Fontes, Petrópolis-RJ, observam o judô e que benefícios trazem a seus praticantes. Metodologia: A pesquisa caracterizou-se como descritiva. Participaram do estudo 25 alunos. O instrumento utilizado para coleta de dados foi o questionário, composto de nove questões, tanto abertas como fechadas. A análise dos dados se deu através de porcentagem. Resultados: Com relação aos resultados, quando perguntados sobre o que mais gostam nas aulas de judô, lutar ficou em primeiro lugar (32%); já sobre o que menos gostam, cair e nada ficaram com 40%. Praticar uma atividade Física foi apontado como o que mais procuram no judô (20%). Os alunos declararam que a aula de judô fica mais prazerosa quando é utilizado o trabalho lúdico (64%). Em relação ao sentimento pelas aulas, houve um empate entre amar e adorar (44%). Vêem como benefício que sentem nas aulas a melhora da saúde (40%) e a maior importância nas aulas de judô é aprender a ser um bom cidadão (48%). Quando perguntados se o judô poderia fazer parte frequentemente das aulas de Educação Física, a maioria absoluta (80%) respondeu que sim. Os alunos (100%) afirmaram que o professor contribui para sua formação e faz isso através da conversa (44%). Conclusão: O judô é um esporte muito praticado nas escolas e sua importância foi percebida pelos alunos em relação à melhora na qualidade de vida, como atividade física e até mesmo na formação de seu caráter.

Palavras-chaves: Judô, Educação Física, Formação.


PROJETO BRINQUEDO CANTADO:

A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Leandro de Azevedo

Pós-graduando em Educação Física Escolar - Instituto de Gestão Educacional Signorelli – IGES, Membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Física Escolar - NEPEFE – Petrópolis- RJ

E-mail: leandrojudofitness@yahoo.com.br

Luis Eduardo de Oliveira

Graduando no curso de Educação Física - Universidade Estácio de Sá – UNESA- Petrópolis- RJ

Samanta Azevedo do Vale

Graduanda no curso de Educação Física - Universidade Estácio de Sá – UNESA- Petrópolis- RJ

Ingrid Rodrigues

Graduada no curso de Educação Física - Universidade Estácio de Sá – UNESA- Petrópolis- RJ

Eliana Garro Areias

Graduada no curso de Educação Física - Universidade Estácio de Sá – UNESA- Petrópolis- RJ

Vanessa Ferreira da Silva

Pós-graduada em Educação Física Escolar - Universidade Estácio de Sá – UNESA- RJ, Membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Física Escolar - NEPEFE – Petrópolis- RJ

Introdução: O brinquedo cantado representa brincar com alegria, uma das mais rudimentares formas de atividades lúdicas e podemos assim trabalhar a noção corporal, a interdisciplinaridade e valores, onde se faz autêntica, natural e espontânea demonstração de felicidade na infância (AWAD, 2008). Objetivo: Este estudo teve como objetivo analisar a concepção das professoras da Educação Infantil em relação ao Projeto Brinquedo Cantado realizado pelo Coordenador de Educação Física do Colégio Anglicano de Araras, Petrópolis-RJ. Metodologia: A pesquisa caracterizou-se como descritiva. Participaram do estudo 12 professoras. O instrumento utilizado para coleta de dados foi o questionário composto de oito questões abertas. A análise dos dados se deu através de porcentagem. Resultados: Com relação aos resultados, quando perguntados como foi a interação entre professor e alunos, a maioria respondeu excelente (41,6%). A expressão corporal foi apontada como a maior importância do projeto para os alunos (41,6%); já para a instituição, trabalhar a interdisciplinaridade foi apontado como o mais importante no projeto (58,3%). As professoras declararam que o fato do projeto trabalhar com meios de transportes foi muito importante (58,3%). E quando perguntadas se isso deveria ser trabalhado mais vezes, todas responderam que sim (100%). Relataram que o professor trabalhou a interdisciplinaridade (100%) e através da música (100%). Com relação à equipe de trabalho, a maioria (50%) respondeu que a equipe foi muito organizada. Quando perguntadas se este tipo de projeto pode promover uma mudança comportamental nos alunos, todas responderam que sim (100%) e através de atividades lúdicas (58,3%). Conclusão: Este projeto foi percebido pelas professoras como uma atividade de grande importância, visto que além de trabalhar a expressão corporal, outras disciplinas, organização ainda pode promover uma mudança comportamental nas crianças.

Palavras-chaves: Brinquedo Cantado, Educação Física, Mudança comportamental.


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