segunda-feira, 7 de março de 2011

TRABALHOS CIENTÍFICOS - FIEP 2010.


TRÊS MARCOS - FRONTEIRA PARAGUAI, ARGENTINA E BRASIL - FIEP 2010.

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CONCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

LEANDRO DE AZEVEDO, VANESSA FERREIRA DA SILVA, RENATO DE VASCONCELOS FARJALLA

Universidade Estácio de Sá, Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil

leandrojudofitness@yahoo.com.br

A Educação física escolar deve formar cidadãos críticos, autônomos e participativos (DARIDO; RANGEL, 2008). O objetivo deste estudo foi descrever a concepção que os alunos do 6º ao 9º ano possuem sobre a Educação Física. A pesquisa caracterizou-se como descritiva. Participaram do estudo 219 alunos de uma escola conveniada de Petrópolis: Colégio Anglicano de Araras. O instrumento utilizado foi o questionário, composto de sete questões, tanto abertas, como fechadas. A análise dos dados foi através de porcentagem. Quando perguntados sobre quais disciplinas mais gostavam, a Educação Física ficou em primeiro lugar (43%). Essa disciplina foi vista como obrigação e diversão pela maioria (48,8%). Os alunos declararam gostar muito das aulas de Educação Física (36,5%) e vêem como sua principal importância a melhoria da saúde (35,1%). Quando questionados sobre o que mais gostavam nas aulas, o futebol foi citado pela maioria (35,1%). E as aulas teóricas foram apontadas como sendo o que menos gostavam (36,5%). Sobre a obrigatoriedade da Educação Física nas escolas, a maioria (76,7%) declarou que mesmo se essa disciplina não fosse obrigatória, participariam das aulas. Concluímos que a Educação Física é a disciplina que os alunos mais gostam. Ela é vista simultaneamente como obrigação e diversão. Na dimensão afetiva, os alunos gostam muito dessa disciplina. A importância da Educação Física percebida pelos alunos está ligada aos aspectos da saúde. O que eles mais gostam nas aulas é o futebol e o que menos gostam são as aulas teóricas. E os alunos freqüentariam as aulas de Educação Física mesmo se não fossem obrigados.

Palavras-chaves: Educação Física Escolar, Ensino fundamental, Alunos, Concepção.

Abstract: The objective of this study was to describe the conception that the students of the 6th to the 9th year possess about physical education. 219 students of a school in Petrópolis participated in the study. Physical education is the discipline that the more students like. It is seen simultaneously as obligation and amusement. The importance of this discipline noticed by the students is linked to the health aspects. Soccer is what they more like in the classes. Most doesn’t like theorical classes. They would frequent the classes even if they were not forced.

Key-words: School physical education, fundamental teaching, students, conception.

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A PERSPECTIVA DE ALUNOS DO 2º SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL

VANESSA FERREIRA DA SILVA, LEANDRO DE AZEVEDO, RENATO DE VASCONCELOS FARJALLA

Universidade Estácio de Sá, Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil

vanessa_ef2006@yahoo.com.br

As aulas de Educação Física Escolar devem proporcionar uma aprendizagem significativa, e para que isso ocorra, o professor deve estar disposto a ouvir seus alunos (DARIDO; RANGEL, 2008). Este estudo objetivou descrever a perspectiva de alunos do 2º segmento do ensino fundamental com relação à Educação Física. A pesquisa caracterizou-se como descritiva. Participaram do estudo 179 alunos de uma escola municipal de Petrópolis. O instrumento utilizado para coleta de dados foi o questionário, composto de sete questões, tanto abertas, como fechadas. A análise dos dados se deu através de porcentagem. Com relação aos resultados, quando perguntados sobre quais disciplinas mais gostavam, a Educação Física ficou em primeiro lugar (29,6%, n=53). Na percepção sobre as aulas, essa disciplina foi vista como obrigação e diversão pela maioria (44,7%, n=80). Os alunos declararam gostar muito das aulas de Educação Física (25,7%, n=46) e vêem como sua principal importância o fato de aprenderem os esportes (26,8%, n=48). Quando questionados sobre o que mais gostavam e o que menos gostavam nas aulas, dois esportes foram citados: futebol (mais gostam, 42,4%, n=76) e basquete (menos gostam, 16,2%, n=29). Sobre a obrigatoriedade da Educação Física nas escolas, a maioria absoluta (81,5%, n=146) declarou que mesmo se essa disciplina não fosse obrigatória, participariam das aulas. Concluímos que a Educação Física é a disciplina que os alunos mais gostam. Ela é vista simultaneamente como obrigação e diversão. Na dimensão afetiva, os alunos gostam muito dessa disciplina. A importância da Educação Física percebida pelos alunos está ligada aos aspectos esportivos e corporais. Houve uma pequena contradição, pois esportes foram citados como sendo o que mais gostavam e o que menos gostavam nas aulas, o que pode ser explicado pela diferença de gênero nas turmas. E, os alunos freqüentariam as aulas de Educação Física mesmo se não fossem obrigados a fazê-las.

Palavras-chaves: Educação Física Escolar, Ensino fundamental, Alunos, Perspectivas.

Abstract: The objective of this study was to describe the student’s of the 2nd segment of the fundamental teaching perspective regarding the physical education. 179 students of a municipal school of Petrópolis participated in the study. Physical education is the discipline that the more students like. It is seen simultaneously as obligation and amusement. The importance of this discipline noticed by the students is linked to the sporting and corporal aspects. Sports were mentioned as being what more liked and the one that fewer liked in the classes. They would frequent the classes even if they were not forced.

Key-words: School physical education, fundamental teaching, students, perspectives.

Nenhum comentário:

Postar um comentário