domingo, 6 de março de 2011

JUDÔ - CAMINHO SUAVE.

JUDÔ - CAMINHO SUAVE.

A prática do judô vem despertando interesse não só pelo seu aspecto competitivo, mas, sobretudo pelos benefícios recreativo, afetivo-social, cognitivo e motor.

HISTÓRICO DO JUDÔ

O estilo de luta que hoje em dia denominamos como Judô foi idealizado no ano de 1882. Um jovem de 23 anos chamado Jigoro Kano fundou o Instituto Kodokan, que veio a se tornar a Meca dos ensinamentos sobre esta arte marcial. O MESTRE Jigoro Kano hoje é reconhecido no Japão como o pai da Educação Física. (FREITAS, 2006)

O Judô tem como filosofia integrar corpo e mente. Sua técnica utiliza os músculos e a velocidade de raciocínio para dominar o oponente. Palavras ditas por Mestre Kano para definir a luta: "arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual". A vitória, ainda segundo seu mestre fundador, representa um fortalecimento espiritual. Nas academias, procura-se passar algo mais além da luta, do contato físico. Para tornar-se um bom lutador, antes de tudo, é preciso ser um grande ser humano. (GAMA, 1997)

Através de Eisei Maeda, por volta de 1922, o Judô surgiu no Brasil. O Conde de Koma, como também era conhecido, fez sua primeira apresentação no país em Porto Alegre. Partiu para as demonstrações pelos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo, transferindo-se depois para o Pará, onde popularizou seus conhecimentos da nobre arte. (FREITAS, 2006).

Hoje temos um grupo competitivo, com cerca de 300 alunos de judô, onde temos dois oriundos de projeto social, que se destacam a nível estadual e brasileiro.

Bruno Ferreiro Eduardo - faixa marrom.

Campeão.

Francisco Leonardo de Oliveira - faixa marrom.

Vice-Campeão.


Bruno na Equipe do Rio - Jogos Abertos Brasileiro 2010.Nosso ídolo - Flavio Canto.

PROJETO DE JUDÔ - ARARAS.
PROJETO DE JUDÔ - CARDOSO FONTES.
APRESENTAÇÃO - PRAÇA DA LIBERDADE - PETRÓPOLIS.
VANESSA - SECRETÁRIA E COMPETIDORA.

SAMANTA - ESTUDANTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA E COMPETIDORA.
JUDOKAS DO COLÉGIO ANGLICANO

ABERTURA DA OLIMPÍADA 2010.

NOSSA EQUIPE CAMPEÃ DOS JOGOS ESCOLARES 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário