domingo, 13 de março de 2011

SEQUÊNCIA PEDAGÓGICA

DIVISÕES DE UMA AULA (iniciação)

Para um melhor aproveitamento com relação aos objetivos propostos, e uma seqüência coerente aonde o aluno vai se ambientando e de maneira de fácil entendimento, devemos dividir a aula em três partes :

1- PARTE INICIAL (duração de 5 a 10 minutos)

1.a – Aquecimento:

destina-se à aumentar a temperatura corporal, muscular e preparar o sistema cardiovascular e pulmonar para atividade física, ou seja, preparação orgânica e psicológica do aluno, permitindo-lhe melhor adaptação a aula. Esse é momento em que o professor deve usar sua criatividade para conseguir, num clima de descontração, dar uma preparação para melhor aproveitamento da aula, utilizando de forma lúdicas.

2 – PARTE PRINCIPAL (duração 45 a 50 minutos)

Na parte principal da aula, sempre que possível, deve haver atividades que mantenham a objetividade, mas que proporcionem também momentos de descontração e estimulem o desempenho.

Temos que aproveitar melhor a disposição de atividades, onde devam adequar à faixa etária dos alunos, a relação entre o volume de conteúdo das habilidades motoras básicas e o volume das habilidades específicos. O professor deverá conhecer com base nas pesquisas que determinaram as diversas fases do desenvolvimento psicomotor. O tempo de duração da parte principal da aula deve ser organizado em duas partes, como segue:

a) ASPECTOS FORMATIVOS: Levar ao aluno assuntos que venham a contribuir no seu crescimento como cidadão bem como auxiliar em sua educação adquirida em casa e na escola. Onde devemos estimular seu desenvolvimento das habilidades motoras básicas.

b) ASPECTOS DESPORTIVOS: Treinar os fundamentos do desportor específico . Onde deverá seguir uma progressão pedagógica, acontecendo então sua aprendizagem, até que posteriormente procedermos e especialização do futuro atleta, conforme o seu perfil específico.

3 – PARTE FINAL (duração de 10 à 15 minutos)

a) Exercícios para volta calma: o professor irá realizar atividades com o objetivo de restabelecer o equilíbrio funcional das crianças, onde devem ser com ludicidade e disciplina, conscientizá-los sobre o trabalho realizado. Assim fazendo com que os alunos saiam da aula sentindo-se bem, sem qualquer tipo de tensão emocional ou física. Para isso, as atividades deverão ser de atividades leves, alongamento, bate papos, etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário