domingo, 13 de março de 2011

PERIODIZAÇÃO

O conceito de periodização no treinamento foi revelado originalmente em 1972 por um cientista russo e incorporado nos esquemas de treinamento para atletas, tanto novatos quanto de elite, e hoje existem vários métodos de periodização. A idéia de periodização consiste em subdividir um período específico de treinamento (macrociclo) em períodos menores ou fases (mesociclos), com cada mesociclo sendo separado novamente em microciclos semanais, para que o professor tenha um controle e melhor aproveitamento.

O fracionamento do macrociclo em suas partes componentes tem por finalidade manipular a intensidade do treinamento, o volume, a freqüência, as séries, as repetições e os períodos de repouso (para prevenir o supertreinamento) e alterar a variedade das sessões de treino. Espera-se com isso uma redução de quaisquer efeitos negativos do treinamento e culminar em um desempenho máximo do indivíduo ao final do período do macrociclo.

Porém como nosso objetivo na escola podemos realizar uma periodização levando em consideração as habilidades motoras e ainda um programa sobre temas transversais.

Para um melhor aproveitamento deve-se ter conhecimento sobre os Princípios do Treinamento Desportivo,Princípio da Individualidade biológica, Princípio da sobrecarga, Princípio da continuidade, Princípio da interdependência volume-intensidade, Princípio da especificidade, Princípio da variabilidade. (COSTA, 1998)

Nenhum comentário:

Postar um comentário