domingo, 13 de março de 2011

ADEQUAÇÃO DAS ATIVIDADES LÚDICAS/FAIXA ETÁRIA

Para atingir um bom resultado, todas as atividades lúdicas deverão apresentar peculiaridades diferentes para cada faixa etária.

E a idade indicada para o início à prática de judô é de 06 anos, porém se for realizada com ludicidade seguindo os objetivos da Educação Física até com 04 e 05 anos.

ü 4 e 6 anos:

Na idade da pré-escola a prioridade é a motora global, na necessidade fundamental de movimento, de investigação e de expressão. (LE BOULCH, 1986)

Habilidades motoras: Coordenação, flexibilidade e equilíbrio.

Começam conhecer números, letras e seus significados e se mostra muito egocêntrica. EX.: andar, saltar, correr, lançar, pegar, manipulação do barro, ou seja, que se aproximem da atividade física;

ü 6 a 8 anos:

Na idade escolar é considerada a fase de maior desenvolvimento, pois a criança está constantemente em movimento, tendo vários estímulos.

Habilidades motoras: Força, velocidade, resistência, coordenação motora e flexibilidade.

Esta faixa etária apresenta bom condicionamento físico, já iniciam as brincadeiras em grupos e menor egocentrismo. EX.: Já iniciar jogos com poucas regras, jogos pré-desportivos, atividades rítmicas, com desafios, atividades com muita movimentação e manutenção da fase anterior.

ü 8 a 10 anos:

Fase em que eles começam a valorizar a competição, começam a refletir e a recordar.

Habilidades motoras: Força, velocidade, resistência, coordenação motora e flexibilidade.

EX.: Já iniciar jogos com regras, atividades com estratégias, com desafios, atividades com muita movimentação, atividades que envolvam raciocínio, jogos pré-desportivos e manutenção da fase anterior.

ü 10 a 12 anos (pré-puberdade):

Diferenças de maturidade, onde as meninas se desenvolvem mais rápido e os meninos mais infantis, e o interesse sobre a sexualidade já aflora, necessidade de cooperação e aceitação.

Habilidades motoras: Expressão corporal, lateralidade.

EX.: Menor interesse pelas brincadeiras, pequenos jogos em grande escala, grandes jogos com regras adaptadas, integração social e participação em campeonatos.

ü Adolescentes:

Revalorização do sexo oposto, adoram a competição, habilidades e maturidades muito diferentes entre os sexos, não percebem os limites sociais, necessidade de auto-afirmação, conflitos de personalidade,são altamente influenciáveis e sentem muita vergonha.

Habilidades motoras: Verificar as necessidades de cada grupo.

EX.: Muita atividade em grupo, fazer com que eles se sintam importantes, dar responsabilidades a todo momenta para eles, atividades de aventura, vertigem, fantasia e competição.

ü Juventude

Valorização e identificação com o sexo oposto, grande diferença de habilidades e força entre os sexos, aceitação e discussão das diferenças de habilidades entre os sexos, não gosta muito de regras e atividades motoras, desprezo pela atividade física, valorizam atividades culturais e sócias.(AWAD, 2008).

EX.:Os desportos, gincanas, grandes jogos, torneios e atividades na natureza.

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