terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

ULTIMATE FRISBEE

O Ultimate, também conhecido como ultimate frisbee, é um esporte coletivo praticado com um disco. O objetivo do jogo consiste em marcar pontos passando o disco para um companheiro de equipe na área adversária, tem semelhanças com o rugby e o futebol americano. O jogador em posse do disco não se pode movimentar em campo, e o seu defensor tem de evitar qualquer contato físico. O esporte se diferência pelo "espírito do jogo" - princípios de fair-play e a seu caráter esportivo que permitem que o Ultimate possa ser jogado sem um juiz. O numero de jogadores varia de acordo com o ambiente em que é jogado, sendo geralmente cinco por equipe na praia e recintos fechados e sete no campo.
O Ultimate Frisbee é um esporte praticado com um disco de 175 gramas que combina a destreza do Futebol Americano com a finta e a marcação do Basquete. O disco (foto acima) nasceu numa fábrica de tortas americana chamada Frisbie’s. Os funcionários ficavam brincando de arremessar a forma de torta um para o outro, daí nasceu o Frisbee. Jogado em um campo cujas medidas são 100 metros de comprimento por 37 metros de largura o objetivo do jogo é chegar com o Frisbee (disco) na Zona de Gol que ficam localizados nas metas do campo, ou seja, é como fazer um ponto no Futebol Americano. No Ultimate Frisbee, duas equipes com 7 jogadores cada, competem para marcar o maior número de gols possíveis. Os jogadores da equipe que estão atacando passam o frisbee (disco) um para o outro. Ao receber o disco, o jogador deve fixar um pé de pivô (como no Basquete) e passá-lo antes de 10 segundos. Os jogadores da equipe que estão defendendo devem impedir que os adversários recebam o Frisbee na Zona de Gol.
Ultimate de Praia em 9 Regras Simples O campo– O campo do Ultimate Frisbee tem 100 m. de comprimento e 37 m. de largura. Início do jogo — Uma moeda (ou Frisbee) determina qual a equipa a começar no ataque e qual a equipa a começar na defesa. Ambas as equipas alinhadas (5 de cada lado) estão na parte dianteira das suas linhas da zona de marcação. A defesa lança o disco (o Frisbee) para a equipa ofensiva e o jogo começa. Movimento do disco e dos jogadores — O disco pode avançar passado de um jogador para outro em qualquer direção. Os jogadores não podem correr com o disco na mão. Posse — O jogador que tem o disco na mão tem 10 segundos para lançar o disco para um colega de equipa. A defesa que defende o atirador conta o tempo: “stall one, stall two, stall three…”. Mudança de campo– O disco passa para a outra equipa sempre que: o disco toque no chão (também quando for atirado ao chão por um jogador adversário) o disco for apanhado fora do campo o disco for interceptado por um jogador adversário Numa mudança, a defesa passa imediatamente a ter a posse do disco e torna-se o ataque. Pontuação — Marca-se um ponto quando um jogador lança o disco para um colega de equipa e este apanha o disco dentro dos limites da zona de marcação de ataque. Inicia-se o jogo após cada pontuação. Continuação do jogo — Depois do ponto, o jogo continua com ambas as equipas alinhadas na parte dianteira das suas linhas de “endzone” e a equipa que marcou o ponto, lança o disco para a outra equipa. Proibido contatos físicos — O Ultimate de praia é um desporto de não-contato. Marca-se falta quando há contacto. Não há árbitros — Todos as faltas são arbitradas pelos próprios jogadores implicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário