Professor de Educação Física e 3º Dan de Judô. "Se o importante é competir, o fundamental é cooperar" Sejam bem vindos!
terça-feira, 22 de julho de 2014
O JOGO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
O JOGO
Mais que comprovada o jogo já foi reconhecido como ferramenta importante no processo de desenvolvimento da criança. E reconhecem a importância do jogo como um veículo para o desenvolvimento social, emocional e intelectual dos alunos. O jogo não é simplesmente um “passatempo” para distrair os alunos, ao contrário, pois ocupa um lugar importante na educação física escolar.
Estimula o crescimento e o desenvolvimento, a coordenação muscular, as faculdades intelectuais, a iniciativa individual, favorecendo o na construção de valores e valências físicas da criança. (TEZANI, 2004).
Conforme Kishmoto (2001), o jogo possui duas funções gerais essenciais:
Função lúdica: o jogo propicia a diversão, o prazer e até o desprazer.
Função educativa: O jogo ensina qualquer coisa que complete o indivíduo em seu saber, seus conhecimentos e seu posicionamento com o mundo.
Além das funções, o jogo permite à criança adquirir:
Valor experimental: exploração e manipulação;
O valor da estruturação: construção da personalidade infantil;
O valor da relação: a criança em contato com seus pares e adultos, com objetos e com o ambiente em geral.
O valor lúdico: avaliar se os objetos possuem as qualidades que estimulam a ação lúdica.
Através do jogo, em um ambiente natural, testa-se hipóteses, aguça sua criatividade, demonstra suas potencialidades de maneira integral. E assim a criança vai se descobrindo.
EkQuOc4b350/U867UmsFceI/AAAAAAAAAk8/bhkBDoip5a0/s1600/10325141_658493354242699_5452898997035653960_n+(1).jpg" imageanchor="1" >
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário