terça-feira, 22 de julho de 2014

O JOGO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

O JOGO Mais que comprovada o jogo já foi reconhecido como ferramenta importante no processo de desenvolvimento da criança. E reconhecem a importância do jogo como um veículo para o desenvolvimento social, emocional e intelectual dos alunos. O jogo não é simplesmente um “passatempo” para distrair os alunos, ao contrário, pois ocupa um lugar importante na educação física escolar. Estimula o crescimento e o desenvolvimento, a coordenação muscular, as faculdades intelectuais, a iniciativa individual, favorecendo o na construção de valores e valências físicas da criança. (TEZANI, 2004). Conforme Kishmoto (2001), o jogo possui duas funções gerais essenciais:  Função lúdica: o jogo propicia a diversão, o prazer e até o desprazer.  Função educativa: O jogo ensina qualquer coisa que complete o indivíduo em seu saber, seus conhecimentos e seu posicionamento com o mundo. Além das funções, o jogo permite à criança adquirir:  Valor experimental: exploração e manipulação;  O valor da estruturação: construção da personalidade infantil;  O valor da relação: a criança em contato com seus pares e adultos, com objetos e com o ambiente em geral.  O valor lúdico: avaliar se os objetos possuem as qualidades que estimulam a ação lúdica. Através do jogo, em um ambiente natural, testa-se hipóteses, aguça sua criatividade, demonstra suas potencialidades de maneira integral. E assim a criança vai se descobrindo. EkQuOc4b350/U867UmsFceI/AAAAAAAAAk8/bhkBDoip5a0/s1600/10325141_658493354242699_5452898997035653960_n+(1).jpg" imageanchor="1" >

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