O JOGO
Mais que comprovada o jogo já foi reconhecido como ferramenta importante no processo de desenvolvimento da criança. E reconhecem a importância do jogo como um veículo para o desenvolvimento social, emocional e intelectual dos alunos. O jogo não é simplesmente um “passatempo” para distrair os alunos, ao contrário, pois ocupa um lugar importante na educação física escolar.
Estimula o crescimento e o desenvolvimento, a coordenação muscular, as faculdades intelectuais, a iniciativa individual, favorecendo o na construção de valores e valências físicas da criança. (TEZANI, 2004).
Conforme Kishmoto (2001), o jogo possui duas funções gerais essenciais:
Função lúdica: o jogo propicia a diversão, o prazer e até o desprazer.
Função educativa: O jogo ensina qualquer coisa que complete o indivíduo em seu saber, seus conhecimentos e seu posicionamento com o mundo.
Além das funções, o jogo permite à criança adquirir:
Valor experimental: exploração e manipulação;
O valor da estruturação: construção da personalidade infantil;
O valor da relação: a criança em contato com seus pares e adultos, com objetos e com o ambiente em geral.
O valor lúdico: avaliar se os objetos possuem as qualidades que estimulam a ação lúdica.
Através do jogo, em um ambiente natural, testa-se hipóteses, aguça sua criatividade, demonstra suas potencialidades de maneira integral. E assim a criança vai se descobrindo.
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